segunda-feira, 23 de julho de 2012

Viagem aos USA Jun-Jul 2012

NEW YORK CITY

Preparei nossa viagem em tempo recorde. Pesquisei na internet e efetuei as reservas todas, utlizando tanto sites Booking , Expedia , como os das próprias empresas como Amtrak (companhia de trens estadunidense) e Walt Dsney Wolrd.  Após mais um dia de trabalho, voamos na sexta-feira à noite, no voo TAM de São Paulo-Guarulhos para New York, pousando no Aeroporto Internacional JFK às 08:00h, horário local. Antes de viajar para lá, pensei em ir do aeroporto ao hotel utilizando os trens Airtrain ou LIRR, mas ao chegar ao Ground Transportation, setor responsável por informações sobre traslados, a atendente me ofereceu uma opção melhor: uma van que nos deixaria na porta do nosso hotel. Desfrutamos do trajeto, passando pelo bairro Queens, e por diversas avenidas de Manhattan. Tivemos sorte: nosso apartamento no hotel já estava arrumado e assim, pudemos fazer o check-in imediatamente ao invés de ter que esperar até as 15:00h, como constava no site de reserva. Em poucos minutos já estávamos prontas para sair a passear. Nosso hotel, não era propriamente novo, mas estava muito bem localizado, em Midtown . Ao sair do hotel e caminhar meio quarteirão à esquerda, já estávamos na 5ª Avenida. Caminhando para a direita, logo chegávamos à Broadway em sua intersecção com a 6ª Avenida. E, também, estávamos bem perto da Penn Station.

Saímos caminhando e logo avistamos o Flatiron Building, conhecido por seu formato triangular. Na parte mais estreita, ele mede apenas 1,80 m de largura!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Argentina–Buenos Aires e Patagônia

Buenos Aires

Viajamos à Argentina em nov/2011 eu e minha filha de 9 anos. Chegamos em Bs.As. no sábado início da noite, passeamos no domingo e na segunda-feira de manhã, à tarde voamos para El Calafate. Retornamos de El Calafate para Bs. As. no sábado, passeamos no sábado à tarde e no domingo, e na segunda-feira voamos de volta para o Brasil. Meu perfil como viajante (e que estou ensinando para minha filha): adoro viajar; procuro gastar pouco com hospedagem para poder gastar com alimentação e passeios; viagens independentes nas quais eu mesma adquiro passagens, hospedagem, passeios; já visitei 30 países; respeito as pessoas, as leis e os costumes culturais e religiosos dos países que visito; não utilizo meu tempo de viagem para as compras, apenas alguns souvenirs; o tempo todo estou atenta aos meus pertences, em especial, passaporte, dinheiro e cartões; não costumava adquirir seguro-viagem mas nas minhas viagens recentes adquiri e fiquei contente ao retornar à casa sem precisar haver acionado o seguro-viagem. BUENOS AIRES: eu já havia estado em Bs. As. em diversas ocasiões mas minha filha não conhecia, então, fizemos um roteiro básico. Ficamos hospedadas no bairro Once. Não me pareceu mais perigoso do que os bairros em qualquer cidade grande no BR, em especial SP e RJ. Não vivenciamos nenhuma situação perigosa. Evitamos estar na rua depois das 21:00h e andamos sempre alertas na rua. Utilizamos o transporte público (metrô e ônibus urbano); táxi, só para ir e vir do aeroporto. De EZEIZA ao hotel paguei 180 pesos (para saber quanto é em reais, basta dividir por 2). Comprei o voucher de táxi no aeroporto Táxi Ezeiza. Do Aeroparque ao Hotel paguei 65 pesos. O metrô é antigo mas funciona e cobre boa parte da cidade. Para alguns lugares, é mais prático ir de ônibus, como por exemplo, os bairros de Palermo e Recoleta. Fizemos o passeio com o Bus Turístico de Bs. As.. www.buenosairesbus.com  Compramos o tiquete que dá direito a passear por 24 horas. Custou 70 pesos para mim, e 35 pesos para minha filha. São 20 pontos turísticos e se pode descer e subir quantas vezes quiser. Os ônibus passam nos pontos turísticos a cada 20-30 minutos. Vale a pena!  Nossa primeira parada foi no Caminito. Cheio de gente, dia ensolarado, muita coisa para se ver. Visitamos uma exposição temporária sobre Divindades Pré-hispânicas do México, na Fundação PROA, bem na frente do ponto de ônibus. Caminhamos pelas ruas, vendo as construções antigas. Nossa próxima parada foi em Puerto Madero. Modernas construções, Puente Mujeres Argentinas, e bons restaurantes e sorveterias. Almoçamos no restaurante La Parolaccia, carne, massa e vinho muito bons. Sorvete no Freddo: dulce de leche Tentación e Chocolate Suízo: maravilhosos!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Viagem à Colômbia

A escolha da Colômbia, como destino de viagem para desfrutar de 8 dias de férias, usando milhas da TAM, revelou-se muito acertada! Entre eu escolher o destino, reunir informações úteis, marcar a passagem aérea e viajar, passaram-se menos de vinte dias. Minhas viagens não costumam ser planejadas com grande antecedência: simplesmente, acontecem de forma natural. Quando se pensa de maneira positiva, tudo flui bem. E, com viagens, para mim é assim. Normalmente, não temos muitas informações, na mídia e nas agências de viagens, sobre a Colômbia como destino turístico, haja vista que não está entre os destinos mais procurados por brasileiros. Assim, solicitei informações a conhecidos que haviam viajado para lá e li relatos na internet de outros viajantes, além de acessar diversos sites para obter informações, mapas, etc. O que me atrai em viajar pela América Latina é a sua riqueza cultural e histórica que tem muito a ver com a nossa própria cultura. Adelante!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Viagem à Colômbia - Bogotá

Algumas informações sobre Bogotá: é a Capital da República da Colômbia; foi fundada em 06 de agosto de 1538, por Gonzalo Jiménez de Quesada; o idioma falado é o espanhol; a moeda corrente é o peso colombiano (1.000 pesos colombianos equivaliam a 1 real em junho/2011); está situada num amplo vale a 2.640 metros sobre o nível do mar; a temperatura média é de 14°C; conta com uma população de cerca de 7 milhões de habitantes. Para localizar-se na cidade: as montanhas Monserrate e Guadalupe são pontos de referência. As Carreras correm paralelas às montanhas Norte-Sul, e os números vão aumentando de Leste para Oeste. As Calles correm perpendiculares às montanhas, e os números vão aumentando de Sul para Norte. (Informações extraídas do Mapa Turístico de Bogotá).
Tenho ótimas lembranças de minha viagem à Colômbia, tais como, a visita ao Museo del Oro, os passeios pelo Centro Histórico de Cartagena, o maravilhoso banho no mar cor de esmeralda na Islas del Rosario, mas, sem dúvida, o que me causou melhor impressão foi a gentileza do povo colombiano, em especial em Bogotá e Zipaquirá. Pessoas muito educadas e gentis.
A viagem a Bogotá foi tranquila. Seguindo sugestão do casal internauta Sr. Jorge e esposa, hospedei-me no Hostal Bogotá Real situado no bairro residencial de Pasadena, na zona norte de BOG, com fácil acesso a transporte público. O simpático casal Sr. Eduardo e esposa me receberam muito bem. Logo fiquei expert em utilizar o ônibus Transmilenio, sistema de transporte inspirado nos ônibus de Curitiba. No segundo dia, se comemorava o dia Corpus Christi, sendo, portanto, día festivo, ou seja, feriado. Saí para ir ao Museo del Oro, mas, como era segunda-feira, estava fechado. Eu voltaria no dia seguinte, com certeza, afinal, esse é considerado um dos melhores museus do mundo em seu gênero. Leonor, uma simpática bogotana, acompanhou-me em meus passeios pela capital colombiana. Próximo ao museu, visitamos três igrejas antigas: Iglesia de La Veracruz, Iglesia La Tercera e Iglesia de San Francisco, que está completando 400 anos agora em 2011!! Impressionante o uso da madeira na parte interna de sua arquitetura. Seguimos a Carrera 7, cujo nome original era Calle Real de Santa Fé de Bogotá – Nueva Granada, e que nos feriados se transforma em ciclovia onde famílias inteiras andam de bicicleta e patins. Estava um lindo dia de sol. FPlaza Bolívar - Alcaldíaomos à Plaza de Bolívar, um quadrilátero em que estão situados, em cada um dos seus lados, a Catedral Primada de Bogotá,Catedral Primada de Bogotá o Palácio de la Justicia, a Alcaldía (Prefeitura) de Bogotá e o Capitólio (Congresso Nacional). O que chamou minha atenção foi a existência de pessoas oferecendo o serviço de chamadas pelo celular, cujo uso é cobrado por minuto. O cliente paga entre 150 a 500 pesos por minuto para efetuar ligações pelo celular que pertence a outra pessoa.  Seguindo pela Carrera 7, passamos pelo Colegio San Bartolomeo, fundado em 1604, e pelo Palácio de Nariño (Palácio Presidencial), até chegarmos à Iglesia de San Agustín, construída de 1637 a 1668. Percorremos o famoso bairro La Candelaria, patrimônio histórico da cidade de Bogotá, cujas construções se caracterizam pelas janelas e sacadas trabalhadas em madeira.La Candelária Caminhando pela Carrera 6 se pode ver muitas dessas casas antigas conservadas. Na Carrera 5, vimos a imponente Iglesia Nuestra Señora del Carmen. Visitamos o Museo de Bogotá situado na antiga casa do Vice-rei Sámano, dos tempos coloniais, com entrada gratuita. Museu de BogotáGostei da utilização de elementos modernos, como as escadas e as passarelas internas de acesso feitas em vidro, que fazem uma interessante composição com a arquitetura antiga da construção. A visita ao complexo de Museus do Banco de La República é imperdível. São três importantes museus juntos: Museo Botero, Casa de La Moneda e Museo de Arte del Banco de La República.Museu Botero - Márcia Não pagamos nada para visitá-los. Em seguida, passamos pelo Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez, uma construção de arquitetura arrojada, inaugurada em 2008 e que abriga uma biblioteca com uma impressionante coleção de literatura hispanoamericana, livraria, café, auditório, entre outros, com ampla oferta de eventos culturais – gratuitos - para os públicos infantil, juvenil e adulto. Um tesouro cultural. Continuando nossa caminhada pelo bairro La Candelaria, passamos pela casa em que Simón Bolívar viveu antes de ir viver na chamada Quinta de Bolívar. Tomamos um táxi e fomos ao local em que se compra o ingresso para subir ao Monserrate, onde está situado o Santuário Señor Jesus Caído. A visita ao Monserrate nesse dia tinha um significado especial pois como se comemorava o dia de Corpus Christi havia muitos bogotanos em peregrinação, além dos habituais turistas. Subimos de funicular (sobe pelos trilhos a uma inclinação de 44°) e descemos de teleférico (desliza suavemente pelos cabos). BOG vista do MonserrateDo alto do Monserrate se pode ver boa parte da cidade de Bogotá, e lá, além do Santuário, há um pequeno museu, o  Restaurante Santa Clara com uma espetacular vista, lanchonentes, além de quiosques vendendo souvenires. Após visitarmos o Monserrate, caminhamos mais um pouco pelo centro de Bogotá, e , então fomos ao Centro Comercial Hacienda Santa Bárbara. Como o próprio nome diz, esse Centro Comercial está instalado onde antigamente exisita uma fazenda de criação de gado. Aos domingos e feriados, funciona uma feira de artesanato ao lado do Centro Comercial, com objetos interessantes. E no Centro Comercial existem diversas lojas, entre elas, joalherias, restaurantes, etc. Fizemos uma pausa em nosso passeio para comer. Leonor escolheu “ajiaco” - uma sopa de batatas e frango, acompanhada de arroz e abacate - e eu escolhi uma “bandeja paisa”, ou seja, um prato típico da culinária da região de Medellín, que consiste em arroz branco, feijão vermelho, carne moída, linguiça grelhada, torresmo, ovo frito e banana frita. Não se pode dizer que era uma refeição “light”, mas com a fome que eu estava, foi uma salvação pois renovou minhas energias para poder conhecer mais alguns pontos turísticos da cidade. Dali fomos a Usaquén, que antigamente era uma cidadezinha mais afastada e, atualmente, com o crescimento de Bogotá, está totalmente integrado a ela, atraindo muitas pessoas nos fins-de-semana, que frequentam seus inúmeros restaurantes, antiquários, lojas de decoração, e,principalmente, sua feira de artesanato.
No dia seguinte, logo pela manhã, fui visitar o Museo del Oro. Pude dedicar algumas horas a esse interessante museu e aprendi muito sobre a utilização do ouro pela Humanidade ao longo do tempo, na Pré-hitória e na História. “A Humanidade usou o ouro e a prata para criar símbolos que legitimavam a seus governantes e recriavam seus deuses.” (Inscrição no Museu).
Em seguida, fui visitar o Museo Internacional de la Esmeralda, que

domingo, 17 de outubro de 2010

Para quem gosta de viajar

A criação deste blog surgiu de minha experiência de contar aos meus familiares e amigos sobre minhas viagens pelo mundo. Acho que já nasci gostando de viajar! Quem sabe se bem lá atrás sou descendente de Marco Polo! Aqui, vocês vão encontrar relatos e dicas sobre viagens nacionais e internacionais. E, se quiserem enviar seus comentários, vou gostar muito de recebê-los. Gosto muito de aprender sobre a história e a cultura dos locais que visito. O mais importante ao viajar é sentir-se feliz, seja estando próximo do local onde vive, ou a milhares de quilômetros dali. Ao viajar, é preciso sempre observar algumas regrinhas básicas: acima de tudo, respeitar as pessoas, os costumes, as crenças religiosas e as leis dos locais visitados; cuidados básicos com a alimentação; estar sempre atento a seus pertences, em especial, passaporte, dinheiro e cartões.